Como veio ter ao blog MOVET?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

MOVET até à Cáritas! - texto

Com esta actividade, tentámos conciliar a parte do voluntariado com a parte da sensibilização. Depois de termos levado a 'sensibilização às pessoas' (através da distribuição de panfletos), decidimos 'levar as pessoas à sensibilização'. A ideia para a realização desta actividade surgiu no seguimento da vontade de mostrar aos nossos colegas de turma A Necessidade de Ser Útil. Mas como? A resposta para esta pergunta foi a organização de uma visita de estudo ao núcleo da Cáritas Diocesana de Setúbal. Assim, poderíamos mostrar aos nossos amigos o que temos andado a fazer e como eles também o podem fazer, sensibilizando para a problemática que torna necessária a existência de instituições de solidariedade social e a existência de voluntários que as auxiliem. Desta forma, se criou a visita 'MOVET até à Cáritas'.

No dia 20 de Maio, quinta-feira, partimos, então, às 9:55h, do Barreiro em direcção a Setúbal, para uma visita de estudo à Cáritas. O nosso grupo era constituído por 20 elementos que se fizeram acompanhar por uma surpresa para os utentes da Cáritas: variadas e deliciosas sobremesas!
Chegando ao núcleo da Cáritas Diocesana de Setúbal, os MOVET começaram por mostrar e ensinar como realizar as nossas regulares tarefas como voluntários.
De seguida, dirigimo-nos ao auditório da instituição para uma conversa-debate sobre a história e função da Cáritas, para a qual contámos com a participação das oradoras Dr. Madalena e Dr. Isabel, e que esperamos que tenha servido para sensibilizar os elementos visitantes para situações tão presentes e prementes como o desemprego e os sem-abrigo. No seguimento desta conferência, fizemos a visita guiada as instalações desta humilde instituição.
Por esta altura, era já hora de servir os almoços no refeitório, portanto, foi o que nos concentrámos a fazer. Claro que, neste dia especial, para grande felicidade dos utentes da Cáritas, havia a possibilidade de comerem sobremesas: provarem mais de 20 tipos de sobremesas! Foi extremamente gratificante ver a satisfação e a alegria que tínhamos conseguido despoletar com este simples gesto. Para finalizar este dia, tivémos uma tarde de convívio com os utentes da instituição, com jogos, música e muita animação: utilização dos computadores, realização de torneios de sueca, de xadrez, de damas e de dóminos.

Queremos agradecer ao nosso fantástico grupo por ter tornado esta visita possível e este dia memorável!

Um honesto e modesto 'muito obrigado':

- às excelentes professoras que nos acompanharam:

Professora Conceição Monteiro e Professora Teresa Cunqueiro

- aos seguintes elementos do 12º A, 12º B e seus convidados, por terem participado na nossa visita e actividades:

Ana Catarina,
Ângelo,
Diogo Fontes,
Fábio Monteiro,
Carla Costa,
Joana Amorim,
Jorge Mendes,
Margarida Carvalho,
Marta Lourenço,
Leonor Silva,
Ricardo Teixeira,
Rui Cardoso,
Sara Militão,
Sandra Nascimento,
Tiago Simões

- às colegas que, apesar de não poderem ter vindo à nossa visita, contribuíram com sobremesas:
Ana e Sara Antunes.


Obrigado,
MOVET

4 comentários:

  1. De facto, um bom texto complementar boas fotografias. Este relato é bastante explícito. Mostra-nos a NECESSIDADE DE SER ÚTIL. Sim, temos de ser úteis. Podemos ser úteis ajudando pessoas, e assim além de sermos úteis para com os outros, somos úteis e aperfeiçoamo-nos. Não devemos é ter como objectivo o aperfeiçoamento para ajudar... Devemos sim pensar em altruismo!

    ResponderEliminar
  2. adoro a iniciativa
    acho que se mais pessoas fossem como voces o mundo era melhor
    ahaha que estupidez
    mas a serio, acho genial a ideia de irem ajudar a esses sitios
    e coise
    xoxoxo

    ResponderEliminar
  3. vim ter a este blog através do blog de RP, Another Soul.

    Mas admito que fiquei impressionado e comovido com tal ação de caridade.

    Amor é preciso. então agora...

    boa iniciativa de visita. e boa descrição.

    ResponderEliminar
  4. ola vim ter a este fantastico blog
    atraves do Another Soul
    adorei o blog
    continuem

    ResponderEliminar