Como veio ter ao blog MOVET?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Blog do MOVET

Quem somos?

Somos o MOVET (Movimento Organizado de Voluntariado da E.S.A.S Traquinas), um grupo de alunos de 12º ano da Escola Alfredo da Silva (E.S.A.S) que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, sob a orientação da Professora Conceição Monteiro, está a desenvolver uma acção de sensibilização e voluntariado com o núcleo da Cáritas Diocesana de Setúbal.

O que fazemos e porquê?

No momento em que se assiste a um agravar das condições socioeconómicas da maioria da população, resultante do impacto da actual crise económica, sobejamente veiculado pelos órgãos de comunicação social, afectando estratos da população anteriormente não atingidos por situações de pobreza, entendemos que toda a prestação da actividade de voluntariado poderá ser um contributo para minorar os efeitos sentidos pelas pessoas actualmente em situação de dificuldade. Assim, conjugando a vontade pessoal de cada elemento do grupo, decidimos desenvolver uma actividade de voluntariado junto do núcleo da Cáritas Diocesana de Setúbal como o nosso modesto contributo na ajuda da população assistida por esta instituição.

Pretendemos, também, com esta nossa actividade, sensibilizar a comunidade da ESAS para esta problemática tão premente e actual e, eventualmente, servindo de génese para a criação de um protocolo que permita a continuidade deste programa de voluntariado.

O que já fizemos?

Assim, temos ido à Cáritas servir almoços e preparar couvetes, de modo a estar em contacto com os sem-abrigo. Procurámos, também, promover acções de sensibilização, tanto realizadas pela Cáritas, como criadas por nós; tal como a participação na campanha “Dez Milhões de Estrelas” e a distribuição de Panfletos do MOVET. Também com a finalidade de dar a conhecer o nosso trabalho e o da Cáritas, angariámos fundos para esta instituição, realizando uma Festa de Natal na escola: “MOVET pela Cáritas!”

Aproveitámos ainda a época de Natal para ajudar na realização da Ceia de Natal da Cáritas, realizada na Anunciada de Setúbal.


Com este blog, pretendemos dar a conhecer o nosso projecto, como também incentivar as pessoas a realizar voluntariado.

MOVET


7 comentários:

  1. São iniciativas como a vossa, espiritos como os vossos que podem mudar quem somos hoje e o que seremos amanha!

    ResponderEliminar
  2. ola! o meu nome é inês e sou aluna da escola secundária de pinhal novo, e já tive a oportunidade de participar em acções de caridade como esta, não tão grandiosa como a vossa, apenas na venda de velas, que nos foram fornecidas pela caritas.
    Quero então, dar-vos os meu parabens por esta grandiosa acção, que tenho a certeza que nem vocês nem as pessoas que, infelizmente, mais precisam destas ajudas, se iram esquecer. Apesar desta ideia ter sido vossa, não seria de todo má ideia promoverem esta iniciativa a mais escola do distrito, afim de serem, não 4, mas 40 ou 400 pessoas a participarem nestas acções de caridade.
    Mais uma vez, PARABÉNS MOVE-TE!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, gosto muito de ver o vosso empenho no projecto, continuem com o vosso esforço!

    ResponderEliminar
  4. Muntos Parabens pelo vosso trabalho. GOSTEI.

    ResponderEliminar
  5. O vosso trabalho é magnifico. É muito bom saber que existem pessoas como vocês que estão sempre disposto a ajudar aqueles que mais necessitam, e infelizmente existem cada vez mais pessoas que precisam de ajuda.
    Talvez se mais pessoas fizessem isto que vocês fazem, o mundo tornar-se-ia muito melhor, mas o problema é que há muitas que só querem a sua felicidade e não se preocupam com ninguém, infelizmente há pessoas muito egoístas neste mundo.
    O mínimo que todos vocês podem fazer é orgulharem-se do belíssimo trabalho que têm estado a desenvolver ao longo do ano. Mesmo que este tenha sido simbólico, tenho a certeza que muitas pessoas ficaram ainda com mais vontade de o desenvolver, como por exemplo eu fiquei.
    Muitos, muitos Parabéns! Muitas felicidades para todos. E obrigada por me darem ainda mais força para começar a desenvolver estas pequenas acções!

    ResponderEliminar
  6. Para o Rui e o João:

    Adoro o vosso trabalho, são um grupo muito empenhado(sinceramente acho uma pena serem só duas pessoas a trabalhar num projecto dessa dimensão).Continuem.


    P.S: COMO SE SENTEM APÓS UM LONGO DIA DE VOLUNTARIADO?

    ResponderEliminar
  7. Primeiro, gostaríamos de agradecer o seu comentário e interesse demonstrado no nosso Movimento, Joana.

    Na verdade, o nosso grupo é composto por 4 elementos, apesar de nós (Rui e João) aparecermos mais representados neste blog devido ao superior número de vezes que realizámos estas actividades de voluntariado.

    Em resposta à sua pergunta, apenas posso dizer que a sensação é indescritível... é um sentimento de realização pessoal e de satisfação. Quando terminamos os nossos dias de voluntariado, não conseguimos evitar sorrir, pois, apesar das dificuldades, a alegria que os utentes da Cáritas demonstram com a nossa presença é, no mínimo, contagiante.

    Esperemos que este projecto tenha informado e sensibilizado as pessoas para estas questões tão actuais e que tenha convencido a comunidade a ajudar.

    Deixo-a com o nosso lema: "Se queres ser útil, MOVE-TE".

    Muito Obrigado,
    Rui e João

    ResponderEliminar