Como veio ter ao blog MOVET?

sábado, 20 de março de 2010

Ceia de Natal, contada pela Cáritas – 23-12-2009

“Na noite chuvosa de 23 de Dezembro, debaixo de fortes bátegas de água, nada convidava a uma ceia de Natal a não ser o calor humano que já aquecia a sala da Consoada, instalada, para o efeito, no refeitório do Centro Social de Nª. Srª. da Anunciada.

Lá dentro, mesas postas a condizer com o momento e a animação dos funcionários, voluntários e um simpático grupinho de alunos do 12º ano da Escola Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro (os MOVET) que, sob a orientação da professora Conceição, muito se têm empenhado no apoio e animação do funcionamento destas valências da Cáritas Diocesana.

Pelas 20 horas começou a Consoada e, já todos sentados, deu-se início a uma pequena celebração de “partilha da Luz”, da “luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina” (Jo, 1,9) para que a Esperança de um “tornar a ser” diferente, nunca morra no coração mais abandonado!...

Retirada dessa Luz , a chama foi partilhada pelas pequeninas velas, espalhadas pelas mesas, pelos alunos da ESAS como uma nova Luz, a manter acesa a esperança de tantas vidas sem rumo!.

Enfim, a CEIA!..Confeccionada com as ofertas de várias pessoas (umas identificadas, outras, não…) foi igual à de tantas outras por esse país fora: depois de uma deliciosa sopa, veio o “rei” bacalhau “com todos”, o arroz doce, o bolo-rei e várias outras doçarias….

Das 105 pessoas inscritas (entre utentes e acompanhantes), estiveram presentes cerca de 80, número esse aumentado pela presença da direcção da Cáritas, de muitos dos funcionários, de vários voluntários e do Bispo de Setúbal – D. Gilberto Canavarro dos Reis – que, como todos os demais, partilhou do alegre convívio das conversas à mesa.

O calor da sala foi aumentando à medida que entravam em acção os artistas que quiseram, graciosamente, oferecer o dom dos seus talentos especiais: a voz vibrante de Deolinda de Jesus nos seus conhecidos fados, o humor picante do inigualável Fernando Guerreiro e todo o sabor a Sado e a Vitória dos “Alcorrazes”, vivos e frescos a oferecer-nos os tradicionais cantares de Setúbal. Todos sentiram, decerto, o “obrigado” da entusiasmada assistência, nas palmas e nos sorrisos rasgados!...

Seguiu-se, como em todas as Consoadas, a entrega dos presentes: cada um, chamado pelo seu nome, teve o seu: os das crianças e das senhoras, foram angariados pelos MOVET que, de olhos brilhantes de alegria, se encarregaram da entrega, destes e dos homens, adquiridos pela Cáritas.

E a noite terminou, partindo cada um para o seu rumo!... Mas havia um pouco mais de luz a iluminar a noite escura e chuvosa, nos olhos dos que acreditam que a “luz brilhou nas trevas” (Jo, 1,5) mesmo que as trevas não a queiram receber!..”




8 comentários:

  1. uau. a vossa iniciativa é de louvar! estive a percorrer o vosso blogue e a ler com atenção e sinto que o meu projecto nada é, em comparação com o vosso!

    pelas vossas 'missões', digamos assim, vê-se o impacto concreto e real do vosso trabalho e do vosso esforço, e têm o cuidado e a preocupação de intervir na sociedade e conhecer outras realidades.

    acho que o vosso projecto transmite valores muito positivos à sociedade e só espero que consiga cada vez mais mostrar isso à pessoas e fazer brilhar um pouco mais a vida de algumas.

    boa sorte na continuação do vosso projecto!

    *

    ResponderEliminar
  2. Voçês tem mesmo jeito *-*
    sinceramente tem aqui muito bons trabalhos :b
    adoro os textos , são mesmo lindos +.+
    continuem com este trabalho D:
    vão longe ^-^

    xoxo, cutxie @

    ResponderEliminar
  3. acho que é de jovens como estes que o nosso país necessita acho que estão a fazer um exelente trabalho
    continuem é tudo o que posso dizer

    ResponderEliminar
  4. acho que devem continuar pois sem estas pequenas mas grandes ajudas não conseguriamos

    acho que devem continuar

    o que se precisa é de jovens dedicados e empenhados a boas causas como vocês

    continuem =D

    ResponderEliminar
  5. Como vários já aqui o disseram, é um projecto de louvar. O nosso, apesar de também ter uma vertente caridosa, não nos possibilita um contacto tão directo com pessoas que tanto precisam de ajuda. É pena. =/

    O blog está muito bom, parabéns.

    http://www.comomateiaminhamulher.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. foi uma bela noite essa, senti-me realizado xD

    apesar de nao ser do grupo voluntariei-m e fui-vos ajudar :P

    foi lindo :D

    po ano amos la outra vez

    ResponderEliminar
  7. Fantástico
    Continuem
    =D

    ResponderEliminar